Nobreza da Espanha

Títulos do Pariato Espanhol
Títulos Reais
Coroa do Rei.
Coroa do Príncipe das Astúrias.
Coroa do Infante.
Títulos da Nobreza e suas respectivas Coroas
A Coroa dos Grandes.
A Coroa de Duque.
Coroa de Marquês.
A Coroa de conde.
A Coroa de visconde.
A Coroa de barão.
A Coroa de senhor.

A nobreza espanhola é formada por pessoas que possuem o status legal de nobreza e do sistema de títulos e honras da Espanha e dos antigos reinos que a constituem, sendo todos os componentes desta classe membros da elite do país e detentores de privilégios.

Alguns nobres espanhóis detêm vários títulos nobiliárquicos que podem ser herdados, mas a herança e a criação de títulos cabem inteiramente ao Monarca. Durante o governo do general Francisco Franco, novos títulos hereditários foram concedidos e reabilltados, e os títulos concedidos pelos pretendentes carlistas foram oficialmente reconhecidos.

Quando o rei João Carlos I da Espanha ascendeu ao trono em 1975, a corte de nobres com ofícios ligada à Casa Real não estava restaurada. Todos os nobres estão sujeitos ao pagamento de impostos, do qual até 1931, estavam isentos.

Atualmente a dinastia que governa o reino é a Casa de Bourbon, soberana da Espanha desde o século XVIII. Esta família já governou, através de outros ramos, os reinos de França, Duas Sicílias, e o Ducado de Parma e Piacenza, além de indiretamente ser a atual soberana do Grão-Ducado do Luxemburgo.

O rei João Carlos I criou novos títulos nobiliárquicos para reconhecer os méritos de importantes políticos e artistas bem conceituados, tais como Adolfo Suárez (Duque de Suárez), Andrés Segovia (Marquês de Salobreña) e Camilo José Cela (Marquês de Iria Flávia), embora estes não pertençam as antigas e prestigiadas famílias [[nobre]]s de Espanha. Este Monarca também confirmou o título usado por seu pai, Juan de Borbon, o Conde de Barcelona, enquanto este esteve exilado em Estoril, Portugal, durante a ditadura Franquista.


Developed by StudentB